quinta-feira, 30 de Setembro de 2010

Trabalhar no Luxemburgo - as informações básicas

Em primeiro lugar convém esclarecer que Luxemburgo é um termo algo ambíguo. Quando falamos de Luxemburgo normalmente referimos-nos abreviadamente ao país: o Grão Ducado do Luxemburgo, mas Luxemburgo pode ter outros significados. O país Grão Ducado do Luxemburgo tem como capital a cidade do Luxemburgo e faz fronteira com a Província Belga do Luxemburgo.

O Luxemburgo é um pequeno país da Europa com meio milhão de habitantes, fica "entalado" entre a França, a Bélgica e a Alemanha, e caracteriza-se, entre outras coisas, pela grande necessidade de importar mão de obra estrangeira. Além disso, no Luxemburgo os salários são elevados e são pagos generosos subsídios para incentivar a natalidade. Trata-se pois de um país muito atrativo para os emigrantes, o país acolhe muitos de língua portuguesa. Além dos Portugueses, há grandes comunidades de Brasileiros e Cabo-Verdianos, as comunidades falantes do Português representam pelo menos 20% da população do Luxemburgo. Contudo, as línguas oficiais do país são o Luxemburguês, Francês e Alemão, o que é uma grande confusão em termos linguísticos.

A grande atractividade do Luxemburgo é mesmo para quem tem muitos filhos. Os subsídios à natalidade são pagos mesmo que as crianças não residam no Luxemburgo e basta que só um dos progenitores, o pai ou a mãe, esteja a trabalhar neste país. Tomemos por exemplo um homem com 4 filhos menores, recebe o salário mínimo e a esposa e os filhos ficaram no país de origem. Este trabalhador recebe mensalmente 1683 euros de salário pagos pelo empregador e cerca de 1500 euros de abono de família pagos pela Caixa de Prestações Familiares. São quase 3200 euros (8000 reais) de salário mensal!!

31 comentários:

  1. meu nome é oliveira sou brasileiro moro em lisboa tenho residência em portugal e quero saber como faço para trabalhar em luxemburgo oque é preciso, informações etc.

    ResponderEliminar
  2. Consulte sff este link

    http://www.euraxess.lu/euraxess/Entry-conditions

    O seu processo de legalização será bastante facilitado se entrar no Luxemburgo, depois de naturalizado português, ou se tiver logo de início um trabalho efectivo.

    ResponderEliminar
  3. eu sou portugues e trabalho como cortador de carnes gostava de saber como arranjar emprego no luxemburgo,quem posso contactar?
    (paulojunot@hotmail.com)

    obrigado !

    ResponderEliminar
  4. Me chamo jean sou brasileiro e gostaria de trabalar em luxemburgo posso atuar em varia areas tanto do conmercio quanto na construção civil, e tambem disponivel a apreendisagem de outras funções. quero saber como faço pra mim chegar ate ai obrigado

    ResponderEliminar
  5. Olá meu nome é Alisson sou Brasileiro e gostaria de trabalhar e morar em luxemburgo, posso atuar em varias areas. com disponibilidade a apreendisagem. como faço pra entrar no pais com trabalho e moradia.
    grato!!!
    alissonab@hotmail.com

    ResponderEliminar
  6. Olá,

    Sou brasileira, morando atualmente em Porto: Mas parece que aqui nao há trabalho, então estou disposta a mudar de país, acontece que tenho 1 filho de 6 anos o que posso fazer pra arrumar trabalho com segurança?
    obrigada

    ResponderEliminar
  7. ola sou portugues procuro trabalho no luxamburgo o k tenho k fazer pra ir trabalhar no luxamburgo podem me ajudar

    ResponderEliminar
  8. ola sou portugues vivo na suica estou desposto a trabalhar no luxamburgo falo alemao fuluente tenho exprienca no ramo da hotelaria em pintura e no pladuro alguem me pode ajudar

    ResponderEliminar
  9. ola sou merival brazileiro e gostaria de mora em luxemboug ou frança posso atuar em varias areas como soldador e eletricista industrial e predial etc pedreiro pintor aquem podi me da uma força pra mim arruma um trabalhor meu msn é merival.k@hotmail.com meu orkut é merival.@hotmail.com agradeço a todos que podi me ajudar

    ResponderEliminar
  10. david antonio da silva dias27 de Setembro de 2011 às 13:49

    xamome david ja trabalhei nu luxamburgo e gostava de voltar la para trabalho na minha arte cortador de carnes que devo fazer para aranjar enprego la

    ResponderEliminar
  11. Sou a Susana, sou portuguesa, e gostaria de saber como posso trabalhar em Luxemburgo.
    Sou Médica de Clínica Geral, neste momento estou em Portugal mas pretendo mudar-me o mais rapidamente para outro país (problemas familiares), caso de saberem algum hospital em Luxemburgo, possivelmente interessado mandei um e-mail para o seguinte correio electrónico: susana_mendes.p99@hotmail.com

    ResponderEliminar
  12. Olá sou Portugues,chamo-me Kiril,gostava de trabalhar no Luxemburgo.Tenho experiência na construção civil e como motorista internacional de pesados.se alguem poder ajudar por favor contactar: astratulat@sapo.pt

    ResponderEliminar
  13. sou portugues e gostava de ir trabalhar para o luxanburgo como corador de carnes para uma fabrica o que devo fazer e o que preciso tratar agradeco que me ajudem o meu contacto e 963956598 ass:fernando barbosa
    fernandobarbosa.30@hotmail.com

    ResponderEliminar
  14. sou portugues e gostava de ir trabalhar para luxemburgo ou franca como cortador de carne o que devo de faser e tratar para nao ter problemas omeu contacto pfigueiredobate@gmail,com tele -918133618

    ResponderEliminar
  15. eu sou portugues e sou cortador de carnes verdes e gostava de arranjar trablho se me puderem ajudar agradecia
    meu email: kristiano_69@hotmail.com

    ResponderEliminar
  16. Jovem Portugues de 20 anos, com formação em Manipulado De Carnes e seus Produtos. Responsável e dedicado, com disponibilidade para adquirir novos conhecimentos na área. Preferência no Luxemburgo e Suíça. Ja trabalho com carnes a 5 anos e sei desmanchar carne de porco e novilho.etc ...
    Telm: 911074566 aguardo resposta atenciosamente, obrigado....

    ResponderEliminar
  17. sou portugues procuro trabalho de soldador certeficado no pros 11-135-136-e autogenio e serralheiro civil montador em todo o tipo de montagens com longos anos de experiencia em varios paises europeus telem 00351\918521863

    ResponderEliminar
  18. sou hoteleiro com 20 anos de trabalho procuro trabalho de gerente de restaurante hotel ou chefe de sala em qualquer parte de portugal ou estrangeiro conhecimento de varias linguas telm918521863

    ResponderEliminar
  19. Me chamo Sérgio Alexandre Lopes Monteiro, sou médico e tenho quatro especializações: geriatra, intencivista,clinico geral e psiquiatria.Também sou casado com uma Luxemburgueza e atualmente gostariamos de morar e trabalhar em Luxemburgo.

    Caso algum interesse de trabalho, meus emails:(lbianca@hotmail.com e dr.sergioalexandre2009@hotmail.com)

    ResponderEliminar
  20. Chamo-me elvio marques e gostava de saber se há algum trabalho disponivel, estou disposto a trabalhar em quallquer coisa

    ResponderEliminar
  21. Boa noite!
    Sou cabo-verdiano, casado com uma cidadã Portuguesa, fisioterapeuta, estamos a pensar em ir para luxemburgo à procura de uma vida melhor... por favor se alguém puder me dar alguma informação sobre emprego na minha área, agradeço...
    Obrigado
    Tomé Barros

    ResponderEliminar
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  23. Eu sou um pedreiro e ladrilhador de profissão, de cerca de 11 anos. Além disso, eu trabalhei muito tempo como telhador. Eu falo Português, Romeno e Russo e entendo bem o espanhol. Queria saber se eu posso encontrar trabalho no sector da construção no Luxemburgo. ionursu80@gmail.com

    ResponderEliminar
  24. ola sou portugues eu e minha companhia queremos ir trabalhar para o LUXEMBURGO nas areas de agricultura,apanha de frutos,tratar e alimentar animais.
    como podemos inscrever-nos em empresas que precisem de bons empregados,pontuais e serios???

    ResponderEliminar
  25. Ola sou Pedro tenho 21 anos Tou procura de trabalho pra fora com intençao de ganhar bastante dinheiro ja trabalhei na contruçao civil e tambem fabricas de sapatos mas no entanto estou aberto qualquer sugestao aprendo muito rapido qualquer ajuda seria grato
    pedro.fusco@hotmail.com

    ResponderEliminar
  26. Ola sou português eu queria ir para o Luxemburgo eu sou torneiro mecânico e freza tenho 40 anos o meu n916753844 obg

    ResponderEliminar
  27. Sou brasileiro, soldador qualificado, mais de 10 anos de registro em carteira, também sou motorista carreteiro e montador mecânico. Gostaria que uma empresa de Luxemburgo me desse uma oportunidade, para mim trabalhar em Luxemburgo. (55xx06481618801) Tim. Maciel. soldador252@gmail.com

    ResponderEliminar
  28. Boa noite! O meu nome é Eduardo, tenho 25 anos.

    Estou à procura de um emprego em Luxemburgo (preferência pela zona de Ech sur Alzette) na área da agricultura ou jardinagem.
    Tenho formação na área agrícola, incluindo máquinas agrícolas.

    Contacte para edwardus@live.com

    ResponderEliminar
  29. Boa noite. O meu nome é Ana e tenho 24 anos.
    Procuro emprego em Luxemburgo em qualquer área.
    Sou licenciada em jornalismo, mas possuo experiência em restauração, babysiting, limpezas, produção televisiva, costura...
    Conhecimentos de informática ao nível do utilizador e alguns programas específicos de jornalismo.
    Aprendo facilmente.
    Agradeço contacto: anasemog18@hotmail.com

    ResponderEliminar